Dicas de Organização - Dinheiro


Desde que saí de casa, comecei a tomar algumas medidas pra organizar melhor o dinheiro e não me empolgar com o cartão de crédito e sair comprando tudo. Então hoje vou dar algumas dicas de como organizar melhor o dinheiro.

A primeira coisa a fazer é comprar um caderninho. Qualquer um, um moleskine ou um caderninho de 1,99. Use uma página por mês, anote todas as contas fixas (no meu caso, aluguel, luz, telefone, caixinha, compras da casa, e compra pessoal), e assim que souber os valores, anote. Isso facilita MUITO o controle, porque você já sabe mais ou menos quanto vai sobrar.


Depois de fazer isso, é a vez do cartão de créditos. Anote tudo, guarde todos aqueles papeizinhos amarelos das compras feitas no cartão no mês anterior. Eu coloco os papeizinhos juntos na página do mês seguinte, já que minha fatura vence no finalzinho do mês. Tipo, se compro algo no cartão hoje, já coloco o papelzinho junto com a folha do mês de fevereiro, que é quando eu vou pagar. Tente controlar isso, pare por uns minutinhos, some o quanto vai pagar de cartão no próximo mês pra não extrapolar o seu limite. A fatura chegou? Tenha o dinheiro separado. Você vai ver como isso vai facilitar e muito sua vida. E não se esqueça de, se caso comprar alguma coisa parcelando o valor, anote todas as parcelas, nos seus respectivos meses, pra não esquecer.



Ter uma agenda também é muito importante. Não precisa investir em uma super agenda de ouro e diamantes, você só precisa de uma agendinha que caiba na sua bolsa, pra levar sempre com você. A agenda do celular também é muito útil, mas coisas escritas ficam mais organizadas. Esse ano comprei essa do Pooh, uma graça, e cabe no bol$o de qualquer um. Anote seus compromissos, entregas de trabalhos, aniversários, festas, datas de vencimento das suas contas, coisas que quer fazer, tipo "ligar para fulana", tudo. Acredite, vai melhorar muita coisa. Eu anoto tudo mesmo, até datas de sorteios que estou participando, prazos, viagens, dinheiro que preciso economizar, etc.

Outra coisa MUITO importante, é ter limite. (Isso não vale se você for bilionária, ok? Se for, me manda um e-mail que vou te passar o número da minha conta! haha) Por mais que seus pais te deem liberdade pra gastar, é importante ter um limite, até pra você aprender a se virar mesmo. No meu caso, meu pai estipulou um valor X, deposita pra mim todo mês numa data fixa, e eu me viro. E, sinceramente? Acho que vou crescer muito mais aprendendo a viver assim.

Outra dica é, se você puder, abra uma poupança. De preferência em outro banco (pra não ter aquela tentação de tirar grana toda vez que for pagar alguma coisa). A caixa tem ótimas opções de poupança. Quaisquer vinte reais que você depositar por mês, já fazem diferença quando você tiver AQUELE super show, ou super viagem pra ir e não tem grana. Juntar moedas também é uma ótima opção!


E, finalmente, o que sobrar das suas economias, você gasta com fashionismos, livros, discos, make up, e o que você quiser! Acredite, ter uma vida financeira organizada faz muito bem, vai te dar um ótimo aprendizado que você vai levar pra vida toda!

Gostaram das dicas?

2 comentários:

panda white disse...

gostei rsrsr
passando pra agradecer a visitinha

segue? ->
http://virersemlimites.blogspot.com/

Lídia disse...

Obrigada!