Filmes que você não pode deixar de assistir nessas férias!

Filmes que você não pode deixar de assistir nessas férias! Fiz uma seleção dos filmes que mais gosto pra vocês assistirem. Tenho certeza que vão gostar também!

Romances

Ok, não sou uma expert em filmes de romance, não gosto de melação e muito menos de pseudo-comédias românticas adolescentes. Mas os meus favoritos, que qualquer um (solteiros, casados, namorando, divorciados, viúvos, recém-chutados, não correspondidos) pode assistir sem medo de entrar em depressão, são esses:


500 days of Summer, ou 500 dias com ela, é um filme que não tem como não amar. Até as mais chatas como eu amam. O filme conta a história do relacionamento entre Tom e Summer, como começou, como acabou, e o tempo que levou para que ele a esquecesse. Assistam o trailer aqui.

Beginners, ou Toda Forma de Amor, me fez chorar no cinema. Trata de temas polêmicos, como homossexualidade, relacionamento em família, timidez, "cachorros" e também de amor entre um casal. Gira em torno da reaproximação entre pai e filho depois que a mãe morre. Um filme de grandes descobertas e grandes reflexões sobre a vida. Assistam o trailer aqui.

Manhattan está no meu top 10 filmes favoritos. (Ainda não me decidi totalmente sobre os outros, mas sei que Manhattan está!) Já falei bastante sobre ele aqui e o trailer é esse aqui.

Last tango in Paris é um clássico do cinema, e levou Bernardo Bertolucci (o diretor) a ser processado por obscenidade. Demorou para que sua exibição fosse permitida em vários países, e a fusão de beleza, profundidade e obscenidade ainda encanta várias gerações. O trailer aqui. Não assista se tiver menos de 18 anos! 

Distopias



Farenheit 451 é um filme muito reflexivo, forte, e tem uma trilha sonora incrível. Se passa em um futuro onde todos os livros são proibidos, e ter opinião e pensamento crítico é ser antissocial e hedonista. Um bombeiro (que no filme são responsáveis por queimar os livros) acaba se apaixonando pela leitura, agindo contra seus antigos princípios. Durante o filme não tem como deixar de comparar a sociedade distópica com a nossa própria. O trailer aqui.

Clockwork Orange, ou Laranja Mecânica, pode já ser meio clichê, mas não deixa de ser um ótimo filme, além de ser um clássico de Kubrick. Conta a história de Alex, um jovem amante de Beethoven que lidera uma gangue de ultra-violência. Ele acaba sendo preso em flagrante, em um dos seus crimes, e após cumprir 2 anos de prisão é liberado na condição de submeter-se a um novo tratamento, que promete curá-lo da doença que o levava a ser criminoso. O trailer aqui.

Blindness, ou Ensaio Sobre a Cegueira, foi baseado no livro de nome homólogo de José Saramago. Uma epidemia de cegueira inexplicável atinge a cidade, causando o caos. Os doentes são colocados em quarentena e têm que lutar pela sobrevivência, adaptando-se à nova forma de viver e criando uma nova sociedade dentro do local onde estão abrigados. Um filme filosófico que permite muitas interpretações. Trailer aqui.

Delicatessen é um dos meus filmes franceses favoritos. Do mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, Jean Pierre Jeunet, o filme se passa em um futuro apocalíptico, um homem começa a trabalhar em um açougue e morar no mesmo prédio, até que descobre as estranhas práticas do seu chefe, o dono do açougue. A cena mais famosa do filme aqui

Dramas


Acho que Everybody's Fine é o drama mais dramático que eu já gostei. Conta a história de um viúvo, que após perder a esposa, única fonte de notícias que tinha dos filhos, decide se aproximar mais dos mesmos fazendo uma viagem para visitar cada um deles em suas casas. Ele acaba descobrindo coisas sobre os filhos que sua esposa escondia. Chorei litros. O trailer aqui.

Das Leben der Anderen, ou A vida dos Outros, é um filme alemão lindo que conta a história de um agente da Stasi que fica responsável por monitorar um escritor através de escutas. Ele acaba por se sentir envolvido na vida do artista e acobertando-o. Trailer aqui.

The Dreamers é um dos melhores filmes protagonizados por adolescentes que eu ja assisti. Matthew chega a Paris para um intercâmbio e conhece os gêmeos Isabelle e Theo, que assim como ele são apaixonados por cinema. Quando os pais dos gêmeos viajam, Mathew vai para a casa deles, e juntos acabam vivendo experiências únicas e inesquecíveis. Enquanto isso, explode a revolução estudantil em Paris. Não recomendado para assistir com a família. Trailer. 

The Curious Case of Benjamin Button, que acredito que a maioria já tenha assistido, é um filme impressionante. Benjamin nasce velho, e rejuvenesce com o tempo. Ele e Daisy se conhecem ainda pequenos, e quando atingem idades "parecidas", podem se envolver. Mas a relação não pode durar muito tempo. Trailer aqui.

Alguma indicação?

Um comentário:

Emely Karolyne disse...

Dos filmes que você citou neste post, os que eu não tinha visto fui procurar ver. Ainda falta alguns,
Amei! Me apaixonei pelo " A Vida dos outros".
Obrigada pelas sugestões. São muito boas!


Emely Karolyne.