Bolo Prático Cremoso

Mais uma aventura na cozinha! Minha tia faz esse bolo pra mim quase todo natal, e ontem tomei coragem pra fazer. Não é o mais fácil do mundo, mas é uma delícia!


Primeira parte: Creme
Nesse bolo, a gente faz o recheio primeiro. Bata uma lata de leite condensado, uma medida e meia de leite (mesma lata), uma colher e meia de maisena e duas gemas peneiradas. Sem nojinho de separar a clara da gema na mão! Quem não souber, é só quebrar o ovo com cuidado na mão e deixar a clara cair sozinha em outra vasilha. Passe a gema por uma peneira, para soltar a pelinha branca que a protege. Separe as claras porque vamos usar na massa! Depois de engrossar e ferver um pouquinho, desligue o fogo e misture com uma caixinha de creme de leite. Vai ficar esse creme lindo da última foto. Separe o creme, deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira. 


Segunda parte: Massa
Bata 4 claras em neve e reserve. Pra quem não sabe, é só colocar as claras bem limpas (sem pedaços de casquinha) na batedeira e bater até você conseguir virar a batedeira de cabeça pra baixo e não entornar.  Coloque 200g de margarina, 4 gemas peneiradas e 3 xícaras (chá) de açúcar na batedeira, e bata até virar um creme. Já pode ligar o forno e deixar pré-aquecido! Depois acrescente 1 xícara de leite morno, 3 xícaras de farinha de trigo peneirada e bata bem. Como a massa fica meio pesada, troquei os ganchinhos da batedeira normais por aqueles de pão, fica mais fácil. Depois que estiver bem batido, acrescente as claras em neve, uma colher (sopa) de fermento em pó e misture com uma colher, com cuidado! 



Unte a forma com bastante carinho (essa parte é importante!), espalhando óleo e depois farinha uniformemente. Vire metade da massa, depois coloque o creme (aquele que ficou na geladeira) e por cima o resto da massa. Sim, o recheio vai no forno junto com a massa! Com o forno já pré-aquecido, coloque para assar a 200ºC por 30 minutos. Quando estiver corado, abaixe o fogo para 180ºC até ficar pronto. Não sabe quando fica pronto? Aí tem que perguntar pra mamãe!


Cobertura
Aí vem a parte fundamental e mais gostosa do bolo! Derreta 250g (ou mais! Quanto mais cobertura melhor!) de chocolate ao leite em banho maria. Para fazer isso da forma certa, coloque água em uma panela e deixe no fogo até começarem a surgir as primeiras bolhinhas no fundo. Desligue o fogo e coloque a panela de vidro com o chocolate picado dentro. Essa é a temperatura certa para derreter o chocolate. Vá mexendo até derreter tudo, e misture uma caixinha de creme de leite.


Depois que o bolo já estiver completamente frio, vire em uma bandeja maior e cubra com o chocolate. Demora um pouco, porque o chocolate vai estar bem derretido.


Depois é só colocar na geladeira, e no outro dia, tcharan! Fica uma delícia! O recheio "ultrapassa" a massa enquanto assa, e fica por cima. 



Espero que gostem!

10 comentários:

Natascha Oliveira disse...

Como ousas postar uma coisa dessas quando estou em casa, sozinha e com fome??? srsrrss!!!
Nossa, eu preciso conversar seriamente com a minha cozinha pra ela me amar e me deixar fazer esse tipo de coisa sem me machicar. Eu sempre me machuco quando vou pra cozinha, sou muito desatenta o_O

Sua tia é uma lymda, viu!!! rsrs!!
#Fome

beijos!
http://devaneandopravariar.blogspot.com

Caroline disse...

EU QUEROOOO
Parece delicioso... não passo nem perto da cozinha mais to pensando seriamente em tentar fazer esse bolo.

http://garotascity.blogspot.com.br/

Jess disse...

Nossa, deu uma fome agora :x haahaha
Adorei sei blog, to seguindo já chuchu

;*

http://ofantasticomundodejess.blogspot.com/

Bownilha disse...

Gente, vamos colocar a mão na massa! Senão não casa. Levei um pedaço pra minha sogra e meu sogro e eles adoraram! KKK

Gabi disse...

Hmmm que delícia!
Adorei seu blog, super fofo! Beijo <3


http://officialgabi.blogspot.com.br/

Fabi Penco disse...

Parece ser muito gostoso mesmo. Mas nao mando bem na cozinha :s
Legal, gostei!
Bjos

Geisiane Caroline disse...

HUMMM... pela foto o bolo ficou ótimo :D ótimo tutorial, ameei <3

http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

bjs !!

Bownilha disse...

Eu só mando bem nos doces... Meu sonho é aprender a fazer algum prato além de strogonoff!
Que bom que gostaram! :*

Pry disse...

Que delíííciiiiaaa!
*----*

Minha mãe faz um bolo parecido, o bolo surpresa. Só que é com pudim, ao invés de recheio. Tbm é mtu bom :P

Bownilha disse...

Adoooooro bolos molhadinhos *__*