Dicas de Design - Logotipo

Agora que já falamos das cores, hora de falar daquilo que vai dar uma identidade para seu site/loja/blog! O nosso cérebro tem grande capacidade de armazenar imagens. Por isso a criação de um logo original é muito importante. 

De acordo com o Dicionário Michaelis, logotipo é um desenho característico, com o nome de marca ou com a marca comercial ou industrial do anunciante, ou símbolo convencional de uma profissão. Ele tem que ser um símbolo, representar o tema e ser totalmente voltado para o seu público alvo.

Busque inspiração na internet, anote palavras-chave e coloque a cabeça pra funcionar! Lápis e papel na mão, desenhe, rabisque, rasgue o papel mil vezes e comece de novo. Não tenha medo de inovar!


Depois de concluir a ideia e ter um foco (a pior coisa é abrir o programa sem nada na cabeça) é hora de passar para a tela do computador. O programa que mais gosto de usar para criar logotipos é o Corel Draw. Ele é uma mãe, como diziam todos os professores de design que já tive. A diferença gritante entre o Corel e o Photoshop é que o photoshop trabalha com Pixels, manipulação de imagens, e o Corel trabalha com criação de vetores. Resumindo bastante, os vetores podem ser "aumentados" quantas vezes forem necessárias. As imagens em pixels, como já sabemos, à medida que vamos aumentando perdemos qualidade e nitidez, até que só conseguimos ver quadradinhos coloridos.


Enfim, o Corel é um programa muito simples de usar, é como um Paint mais evoluído mentira e rapidinho você se acostuma. A forma mais legal e prática que encontrei quando comecei a criar meus primeiros logos, foi desenhando em um papel e digitalizando. Abra a imagem no Corel em Importar, e crie os traços por cima utilizando as ferramentas básicas. Na internet há milhões de vídeos ensinando a usar as ferramentas básicas, e nem adianta negar, sei que a maioria de vocês (assim como eu) passa grande parte do dia online! Esse é um exemplo de tutorial.

Porquê usar o Corel? Os logotipos vetorizados te permitem infinitas formas de reprodução, no tamanho que quiser, quando e onde quiser. Fica bem mais fácil fazer pequenas alterações, além de dar um visual bem mais bonito. Há outros programas como o Illustrator, da Adobe, que fazem o mesmo trabalho.

Junto com o desenho vem o nome do seu site/blog. Você pode desenhá-lo à mão livre, o que é uma opção super original, ou pode usar uma fonte, o que facilita na hora de reproduzir seu logo. O site Dafont.com disponibiliza centenas de fontes super legais de graça. Quando estiver satisfeito com seu trabalho, exporte o vetor como JPG em alta qualidade.

Esse post é apenas uma dica. Faça do jeito que achar melhor. Mas as regras gerais são: Evite excesso de informação. Pense que sua marca poderá ser reproduzida em cartões de visita, camisetas e banners. Seja claro, objetivo, e principalmente criativo!

6 comentários:

Amanda Oliveira disse...

Adorei as dicas !!! www.mandaliveira.blogspot.com

Paloma Martins disse...

Prefiro illustrator, mesmo que eu saiba usar o corel tbm, muito mais profissional e sem aquelas frescurinhas que o corel tem que são rídiculas.

Bownilha disse...

Eu aprendi no Corel e fiquei acostumada! KKK Acho que Corel é o único programa que uso que não é Adobe

Junis disse...

Que legal que ta isso aqui :D haha curti a post.. mas assim como a Paloma eu também prefiro o Illustrator. Estou acostumado com os softwares da Adobe, e como gosto MUITO de photoshop, a interação entre o PS e o Illustrator é muito favorável pra mim.

Bownilha disse...

É o Junis que eu tô pensando? SAUHSUAHSUA *___* Preciso mesmo tomar vergonha na cara e usar illustrator. Me perco sempre nas teclas de atalho quando fico muito tempo sem usar corel... <3

Rafaela Ribeiro disse...

Ah, eu adoro trabalhar no corel :P

Beijos ♥