Dicas de Design - Paleta de Cores

Estava planejando fazer um super post sobre design e layout para blogs já há um tempo, e outro dia li um post muito bom no Melhor Ângulo sobre isso que me encorajou. Eu sou uma pessoa insuportavelmente chata com design. Me dá giriza ir a lanchonetes que tem um banner horroroso aceso em cima da porta, critico demais panfletos de pizzarias, de campanhas políticas e sou chata até com cardápio de restaurante mal feito. Ao mesmo tempo vou a lugares só por que gostei do logo. Já deu pra ter uma ideia né! Às vezes eu e o Guilherme andamos na rua analisando logotipos!

Na internet, mesmo que você não entenda nada de fontes, cores e diagramação, é muito importante escolher cores agradáveis, fontes "coerentes" umas com as outras e que tenham um significado, e organizar sua página corretamente, pra não virar uma aberração. A quantidade de aberrações virtuais que já vi por aí não é pequena não! Por isso vou dar algumas dicas pra quem não entende muito de photoshop e design! Todo mundo pode ter um layout legal. Está aberta a série Dicas de Design!

Hoje vamos falar um pouco sobre cores.

Você já sabe o nome do seu blog/site e já planejou o assunto e público alvo (quem você quer que acesse sua página). A paleta de cores deve ter a ver com isso. Você não vai abrir uma loja virtual de peças para carros e usar tons pastéis, da mesma forma que um site infantil dificilmente vai ser cinza com azul marinho e preto. Claro que não será necessário estudar Bauhaus e a Teoria de Goethe para escolher suas cores. O site Colour Lovers possui uma infinidade de paletas prontinhas pra você escolher, e você pode pesquisar por palavras-chave.

As cores são essenciais para a criação de uma identidade visual. Nossos blogs também são "marcas" e queremos que sejam reconhecidos em todos os lugares! Nos deparamos com paletas de cores o tempo inteiro, e muitas vezes não prestamos atenção. As cores da Oi, do Itaú, do McDonald's não foram escolhidas por acaso! Tenho certeza que na proposta da marca há um texto enorme para explicar a escolha das mesmas.

"Escolhi minha paleta, e agora, como usar?" Abra a imagem no photoshop, selecione a ferramenta conta gotas (tecla de atalho I), clique em cima de uma das cores. A cor vai aparecer no quadradinho da "cor atual" la em baixo da caixa de ferramentas. Clique em cima dela, e vai abrir uma caixa de seleção de cor. Com essa mesma cor selecionada, anote em um papel o código que aparece com um jogo da velha ao lado. Para simplificar as coisas, anote todas as cores que vai usar no mesmo lugar, identificando-as de forma simples.


Esse é o código html para usar exatamente a cor que você quer no mundo virtual. Pra quem usa Blogger, vá em Modelo > Personalizar > Avançado. Lá você digita os códigos das cores que você quer para plano de fundo, fonte, links, e etc. Nunca usei wordpress, então não sei como funciona por lá, mas tenho certeza que tem jeito! As cores também são usadas no logotipo (logotipo gente, nunca logomarca! Nunca!), mas sobre isso vamos falar em outro post!

Nenhum comentário: