Dia do Fotógrafo


Parabéns a todos os meus queridos amigos fotógrafos pelo dia de vocês, que sabem transmitir o próprio olhar sobre o mundo através das lentes, de uma D90 ou do celular mesmo. O que vale é a poesia. Mas espera aí, se posso fotografar com o celular mesmo, qualquer um pode ser fotógrafo? Polêmico. Não é bem assim. Estou cansada dessa moda de comprar uma câmera, sair por aí fotografando tudo e todos e dois dias depois fazer books de 15 anos com um logotipo escrito em Jokerman com um diafragmazinho na letra O. Vamos parar com isso gente, por favor. Já cansei de ver gente com câmeras super fodas na mão usando o modo automático, e quase tenho um infarto. Já vi donos de estúdio que não fazem a menor ideia do que estão fazendo. Não vamos matar a poesia da fotografia. Fotografia é pensada. Isso mesmo. Com ou sem filtros do instagram. Tudo é pensado. As cores, a composição, ângulo, tensão, equilíbrio, foco, tudo. E é isso que diferencia uma Fotografia com F maiúsculo de uma foto de férias (que convenhamos, é saudável e todos devem ter). 

Fotografia é percepção do espaço. Vamos deixar de ser mais um segurando uma DSLR e estudar mais um pouquinho, sentir mais um pouquinho, se inserir mais um pouquinho no espaço e aprender a percebê-lo do nosso jeito dia após dia. Não nascemos fotógrafos: construímos o olhar do fotógrafo em nós. E ainda estou longe de ter esse olhar formado.

Que a importância esteja em seu olhar, não na coisa olhada. (André Gide)

7 comentários:

Bea Nascimento disse...

Parabéns pelo seu dia! Sim, você é uma fotógrafa XD Amadora, mas mesmo assim merece parabéns (digo amadora por que acho você não exerce essa profissão, mas você tem tudo para, viu?). Também acho sacanagem esses pseudo-fotógrafos. Não acho que tenha que ter curso, faculdade ou o caramba a quatro para ser fotógrafo, mas tem que estudar, participar de workshops, investir na carreira. A única coisa que isso faz é desvalorizar a profissão. É o que eu digo, você se diz médico por que sabe colocar band-aid? Então não fala que é fotógrafo por que tem uma DSLR e tira foto no modo automático!!
www.analogicbea.blogspot.com

Tracy Ellen Caetano disse...

na aula de fotografia meu professor dizia isso, o que torna um fotografo bom é o olhar. parabéns pelo seu dia.

Vanessa disse...

Adorei o desabafo hehehe é meio que isso mesmo. cada uma que a gente ver por aí... a arte da fotografia vai muito além de tirar uma foto bonitinha. E um feliz dia pra você também!

Beijos

Michelly Melo disse...

Oi!
Feliz dia do fotografo (atrasado)! :) Acho que cada foto tem uma história e é uma pena ver que tem gente que não sabe como é bom tirar uma foto de verdade, sabe? Sem pensar no efeito que vai dar depois.
Adorei o post!

Beijos!

Amanda Inácio disse...

Linda homenagem! Amei esse quote do final!
Beijos

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

Flávia disse...

Disse tudo e mais um pouco! Concordo plenamente com o que você escreveu. Tem muita gente por aí se achando O/A fotógrafo/a porque tira foto dos pés numa lagoa e coloca no filtro do Instagram. Pff.

Tamiris Ferreira disse...

Seguindo seu blog, amei !!!
Passa lá no meu? http://princesamodernaa.blogspot.com.br/

Beijos !!