Ansiedade sem Fronteiras - Londres 2014


Pra quem não sabe, o Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal que seleciona os melhores estudantes para uma bolsa de graduação sanduíche no exterior. Me inscrevi no programa esse ano, no início para a Hungria, mas depois de muito refletir e pensar sobre a alta concorrência, decidi arriscar e me inscrever para Reino Unido, com a intenção de ir para Londres. Sonho.

A primeira coisa que fiz foi o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), porque sabia que os resultados demorariam pra chegar, e seria bom já ter o resultado em mãos na hora da inscrição, para evitar correria e desespero. O resultado sai na internet 10 dias depois da prova, e enviam pra gente pelo correio o certificado oficial mais ou menos quando sai o resultado. Até hoje não chegou, mas o pdf da nota printada no site é válido.

Depois de fazer a inscrição, a primeira etapa é a da homologação pela sua universidade. A UFOP pega os dados dos alunos inscritos e avalia se estão dentro de todos os pré-requisitos (coeficiente, número de reprovações, porcentagem concluída do curso, nota do ENEM). Essa é a primeira peneira. Passei! A segunda etapa é a homologação pelo CNPQ. Dessa vez o cnpq avalia os alunos homologados pelas universidade e fazem uma outra peneira. Passei também! Vocês não sabem a felicidade que é receber um e-mail do cnpq te aprovando pra participar do programa.

Enfim, a quase-última fase é a escolha das universidades no portal. É a fase mais difícil, porque temos que avaliar nossas condições e nível de exigência das universidades, localização, como são as cidades, alunos aprovados em editais anteriores, concorrência, ter bastante bom senso, e escolher 3 opções de universidades+cursos para concorrer. Nessa fase você precisa do seu histórico traduzido, nota de proficiência (TOEFL) e um Personal Statement (que é um texto sobre como você é foda, apresentando motivos pelos quais a universidade tem que te amar). Por fim, depois de longos dias ansiosos, se alguma das universidades te amar, você receberá uma Offer de uma delas, e pode aceitar ou recusar. Se recusar, está fora do edital. Se aceitar, tá dentro! 

Campus Docklands da UEL - Moradias Estudantis
Recebi minha offer ontem, da universidade que coloquei como primeira opção: University of East London, e menos de 5 segundos depois de ter recebido o e-mail eu já havia aceitado. Dia 8 sai o resultado no Diário Oficial da União, e então poderei comemorar e começar os preparativos para minha viagem pra Londres, em junho de 2014. Ansiosa? não, imagina! Por enquanto a gente baba nas fotos.

2 comentários:

Érika Gevarauskas disse...

Nossa, parabéns, não é fácil conseguir algo do tipo.
Espero que você se de super bem por lá, ah e não esquece de fotografar tudo o que você puder, mesmo que esteja longe de você ir pra lá, mas já vou falando rs.
Beijos.

Que bom saber que gostaram e que também querem ir visitar.
Nossa Lídia que legal, boa sorte pra você s2
Voltem sempre meus amores.
Beijos.

Letícia Almeida disse...

Parabéns! A experiência de morar fora é sem dúvida alguma incrível. Morei um tempo na Suíça e aprendi muita coisa, não só no que diz respeito a ensino, mas como ser humano. Conhecer, estar em contato com outra cultura é algo que nos enriquece muito. Ainda tenho vontade de morar outro período fora, e uma das cidades que tenho nos planos é Londres.
Tudo de bom na sua viagem e muito sucesso.
Beijos